Teevo

Menu

Cloud journey by Teevo Cloud SpeedUp

Desenvolvemos um programa de aceleração da jornada para nuvem e transformação digital baseada na plataforma Microsoft Azure para crescer 3.532% em seis meses, criando uma experiência única para os usuários de nossos clientes em ritmo exponencial.

A plataforma em nuvem da Microsoft tem se mostrado a melhor solução para que os clientes possam abstrair a camada de infraestrutura e focar em acelerar o seu negócio e tornar a empresa mais competitiva. No entanto, a jornada para a nuvem não é algo simples de ser realizada. Há muitas ofertas desqualificadas no mercado e os clientes muitas vezes desconhecem as melhores práticas para implementar essa transformação. Além disso, o custo de oportunidade de uma escolha mal feita é muito elevado, tornando a escolha do parceiro tecnológico um fator crítico de sucesso para essa jornada.

 

Embora plataformas em nuvem já representem um modelo largamente adotado pelas empresas em todos os segmentos, a realidade é que a maioria das empresas brasileiras, especialmente pequenas e médias, ainda não utiliza ou não sabe explorar com qualidade todo o potencial das soluções de nuvem como um diferencial tecnológico e de mercado. O ponto positivo é que há um interesse crescente dos CIOs brasileiros por conduzir a transformação digital usando cloud computing para o desenvolvimento de soluções que antecipem essa jornada em um mercado potencial muito grande a ser explorado.

 

Atentos a essa grande oportunidade, elevamos nosso nível de parceria com a Microsoft e nos tornamos Cloud Solution Provider (CSP) Tier-1 para acelerar ofertas de cloud para o mercado brasileiro e desenvolvemos na Teevo um programa de aceleração para a jornada de nuvem chamado de Teevo Cloud SpeedUp, cujo objetivo é transformar o negócio dos clientes a partir do uso de tecnologias Microsoft aplicadas a negócios, com soluções resilientes, seguras e escaláveis a partir de modelos ágeis de conversão tecnológica e um time altamente qualificado e suportado por um conjunto de competências Microsoft Gold (Application Development, Cloud Platform, Cloud Productivity, Datacenter e Small & Midmarket Cloud Solutions),  operando em conformidade com o programa Microsoft Supplier Security and Privacy Assurance (SSPA), account number 2289620.

 

Os números do FY2018 representam os resultados do trabalho que vem sendo feito. O crescimento do consumo em Azure alcançou 3.532% somente nos últimos 6 meses, e a maioria dos projetos são integrados com soluções Microsoft Office 365, cujo crescimento alcançou 20% no mesmo período, segundo dados do Microsoft Partner Center. A solução de aceleração Teevo Cloud SpeedUp foi implementada para um total de 50 clientes de Azure e 116 clientes de Office 365, e estes números continuam crescendo, como pode ser visto no anexo 1. Os resultados apresentados consideram apenas os clientes com recorrência mensal.

 

O programa de aceleração Teevo Cloud SpeedUp viabiliza, acelera e facilita a jornada para a nuvem para clientes em verticais de negócios distintas, empregando soluções alinhadas com as solution areas da Microsoft “Modern Workplace” e “Applications & Infrastructure”, como os businesses cases citados a seguir podem demonstrar.

 

Vertical financeira: 


Em 2017 nosso cliente cresceu mais do que 100% em termos de faturamento, número de funcionários e base de clientes. É uma empresa em franca expansão que opera no mercado de crédito financeiro para pessoas físicas e jurídicas, sendo hoje um dos principais players no mercado nacional. Está localizada no interior do estado do Rio Grande do Sul, região de infraestrutura pouco adequada para suportar esse crescimento, o que forçou a empresa a utilizar serviços de um fornecedor local de datacenter, vivenciando problemas de performance e disponibilidade em suas operações.

 

O projeto realizado pela Teevo contemplou a migração de 100% dos sistemas para a plataforma Microsoft Azure, com ambiente de produção no Brasil e Disaster Recovery (DR) nos Estados Unidos. Para garantir o sucesso da migração, implementamos nossa metodologia Teevo Cloud SpeedUp e migramos todos os sistemas legados com solução de containers com usuários remotos, de forma que o cliente pode agora crescer mais rapidamente, abstraindo a camada de infraestrutura e focando no que mais importa: seus clientes e seu negócio. 

 

O projeto ainda contemplou a primeira implementação da solução de firewall WatchGuard em Azure do Brasil, fato inédito para um projeto de migração desse porte no mercado brasileiro e um dos primeiros do mundo.

 

Este projeto contou com o engajamento do time Microsoft Brasil para superar a concorrência com a Amazon e IBM. A interação ocorreu tanto em nível técnico, com o envolvimento do time de especialistas com os arquitetos em nuvem da Microsoft para o desenho da arquitetura da solução, como em nível executivo, em que o BDM da Teevo esteve diretamente envolvido durante o processo de negociação com o cliente. Nesse sentido, três aspectos foram essenciais para o fechamento deste negócio:

·         O engajamento do time Microsoft Brasil na liberação de um crédito para o cliente testar soluções na nuvem Microsoft Azure;

·         A participação executiva da Microsoft em conferências com o cliente;

·         A participação do cliente no Microsoft Tech Summit Brasil em dezembro de 2017, acompanhado pelo time de especialistas da Teevo.

 

Para o cliente os benefícios foram incontáveis: com um ambiente resiliente e escalável agora o foco está em continuar fazendo a Via Certa crescer, com alta disponibilidade por meio de uma replicação total entre Brasil e Estados Unidos, enquanto que o pagamento de acordo com o consumo evita antecipação de investimentos e ociosidade da infraestrutura. O próximo passo é migrar toda a solução de colaboração para o Office 365 e adotar a solução elástica de banco de dados Microsoft SQL.

 

Vertical energia:

Outro case relevante foi a criação de uma solução de IoT para gerenciar refrigeradores de uso empresarial com um dispositivo conectado à internet e adicionar camadas de tecnologia disponíveis no Microsoft Azure para coletar estatísticas de uso e automatizar ações, usando dispositivos embarcados de baixo custo e serviços de nuvem sob demanda, tornando os refrigeradores smart.


Para as empresas que dependem de refrigeração em alguma etapa de seus processos de produção, há grandes prejuízos por perda de produtos perecíveis e pela inexistência de opções de gerenciamento dos equipamentos de forma barata. Isso afeta qualquer empresa com algum tipo de sistema de refrigeração, como supermercados, produtores de alimentos, indústrias de sorvetes, farmácias, restaurantes, bancos de sangue, lanchonetes e toda e qualquer empresa que precisa manter produtos em temperatura controlada.

 

A solução desenvolvida utilizou um sistema embarcado PIC ESP8266 conectado ao Azure IoT Hub, webapps e SQL Service, com sensores de temperatura, relés de acionamento e conexão wifi. O dispositivo gerencia a temperatura do refrigerador, aumenta sua eficiência energética e protege os produtos que estão armazenados, evitando perdas de produto e reduzindo centenas de horas de manutenção e suporte por falhas dos equipamentos.

Por fim, um conjunto padronizado para cada equipamento de cada fabricante composto de checklists de testes, análise e ajustes de otimização da eficiência permite desempenhar rotinas de manutenção em série em vários equipamentos simultaneamente.

Vertical Alimentos:

Desafio similar levou a Teevo a responder pela transformação do modelo de operação na vertical de alimentos. A empresa que distribui produtos perecíveis para todo o território brasileiro dentro de um armazém por onde circulam até 45.000 pessoas e 15.000 veículos por dia. Nosso cliente transaciona 200 toneladas de alimentos por dia, em alta velocidade e em poucas horas e precisava resolver problemas como entrega de produtos equivocados, itens faltantes em pedidos e carregamento de produtos insuficientes.

 

Foi necessário automatizar o atendimento de vendas e a logística dos pedidos para suportar volume tão grande de transações e eliminar a necessidade de ações humanas, o que era uma grande oportunidade para uma implementação em IoT. Foi utilizado um sistema embarcado Raspberry Pi Modelo B com o sistema operacional Raspbian modificado pela Teevo para executar sistemas em cloud na forma de POS automatizados.

 

O sistema de gestão adotado foi totalmente portado pra Microsoft Azure e passou a ser baseado em cloud Microsoft Azure usando Microsoft Internet Information Services como serviço e Azure SQL Services, Azure DNS Service e Azure IoT Hub. Com essa mudança foi possível transformar o processo de negócios e torná-lo mais rápido e assertivo do que antes.

 

OUTROS CASOS:

Além desses, atuamos em vários outros segmentos sempre desenvolvendo a metodologia para migrar clientes e usuários para a nuvem Microsoft Azure, integrando as disciplinas de desenvolvimento e operações para criar soluções vencedoras, tanto com clientes de base não-tecnológica quanto ISV´s, aos quais destacamos:

 


Enfim, esses casos representam um extrato do trabalho que a Teevo vem fazendo para acelerar a jornada para a nuvem no mercado brasileiro. Para ganhar escala nesse segmento, o trabalho de aceleração para nuvem vem sendo aplicado tanto para o mercado corporativo em algumas verticais, alcançando escala por meio dos clientes dos nossos clientes de forma rápida e integrada. Tudo isso tem refletido o jeito como a Teevo usa a tecnologia como um acelerador da transformação digital e sua metodologia Cloud SpeedUp um sucesso em modelo de negócios.